Dicas de como organizar um Bazar

Ingrid Rosa - 27 de março de 2019

#3 Como é o teste iTEP? + Dicas

Ingrid Rosa - 27 de março de 2019

Olá pessoal!

Quando fechamos com a agência um dos primeiros medos que temos é desse bendito teste iTEP, e muitas tem dúvidas sobre como funciona, qual a nota mínima que precisa tirar para passar no teste, medo de dar branco e não conseguir falar nada. Então, nesse post falarei como foi o meu e algumas dicas que me ajudaram.

Para começar, o iTEP é um Teste de Proficiência da língua inglesa que a agência Experimento usa, não sei quanto as outras agências. O teste consiste em listening e speaking. Além do iTEP, tem uma entrevista em inglês feita pela moça que trabalha na agência e também um teste psicológico que é realizado no computador, que é o único teste em português. Eu fiz todos no mesmo dia e teve uma duração ao todo de 2h59m.

O primeiro teste que fiz logo que cheguei na agência foi o teste psicológico, após foi a entrevista com a agente, e por último o iTEP. Não pude escolher qual queria fazer primeiro, mas deu tudo certo!

Você precisa tirar pelo menos 3 para passar, caso tire 2 você receberá uma ligação de Londres para responder algumas perguntas pessoais em inglês.

Como é o iTEP?

A prova é realizada no computador e antes de inciar é feito um teste para verificar se você está escutando o áudio perfeitamente e também para testar o speaking. Nessa parte você já entende como funcionará o teste, por isso fique tranquila.

Listening:
São alguns áudios que narram determinada situação após, tem algumas perguntas com alternativas referente ao áudio. Clica aqui para ver exemplos.

Speaking: Já no speaking o computador lê a pergunta (que fica aparecendo na tela), e assim que sumir da tela você terá um tempo para pensar e responder. São apenas duas questões. Exemplo: “How is the weather today?” As minhas perguntas foram:

  1. Qual país você gostaria de visitar e porquê? (30 segundos para pensar e 45 segundos para responder)
  2. O que você mudaria na sua antiga escola? (45 segundos para pensar e 1 minuto para responder)

A dica principal é você entrar em grupo de Au Pair nas redes sociais, pois lá tem um arquivo disponível com dicas de estudo para o teste, não posso deixar o arquivo aqui, mas no Facebook você encontra.

Como é a entrevista?

A entrevista é feita toda em inglês, e é a própria moça da agência que fará. Não sei como funcionou com outras meninas, mas comigo foi bem tranquilo, porque fui em uma sala reservada para fazer a entrevista e os outros testes, então não tinha circulação de pessoas por perto para me desconcentrar.

A moça ficou em um computador anotando tudo o que estava respondendo. Ela fez várias perguntas pessoais (em inglês), vou dar exemplos de algumas:

  1. Por que quer ser Au Pair?
  2. Você escolheu esse programa de intercâmbio porque gosta de criança ou porque é um programa barato?
  3. Fale um pouco sobre sua família e o que eles fazem.
  4. Você mora com quem?
  5. Você ajuda a sua mãe a limpar a casa? (Nessa parte eu falei que sim e iria falar as tarefas de casa que fazia, mas a moça me interrompeu e explicou que iria falar as tarefas e eu responderia se sim ou não. Exemplo: “Do you make your bed?” Eu: “Yes”. E assim por diante.
  6. Quais são seus hobbies?
  7. O que gosta de fazer no seu tempo livre?
  8. Fale sobre sua personalidade.
  9. Fale sua experiência com crianças.
  10. Você dirige desde quando?
  11. Tem medo de dirigir nos EUA?
  12. O que você costuma vestir?
  13. Quais são seus planos para o futuro?
  14. O que pretende fazer quando voltar dos EUA?
  15. Você tem piercing ou tattoo?
  16. Atualmente você trabalha? Faz o quê?

Como é o teste psicológico?

Como falei ali em cima, o teste psicológico foi o primeiro que fiz. Eu achei bem cansativo, são mais ou menos 160 perguntas com 3 alternativas, sendo elas a) verdadeiro, b) ? e c) falso, por exemplo:

  1. Seus amigos te consideram:
    a) Extrovertido
    b) ?
    c) Introvertido

Nesse mesmo teste ainda possui algumas perguntas de lógica, no final você responde mais ou menos + 40 perguntas, além das 160.

É isso gente! Se você estudar o arquivo, com certeza passará. Treine bastante em casa, com sua amiga, namorado, enfim, fale sozinha, é importante fazer isso para se acostumar e também para não ficar tão nervosa no dia da prova.

Se tiver alguma dúvida comenta aqui que será um prazer esclarecer!

See you, xoxo!