#2 O que é Au Pair? Como se tornar uma?

Ingrid Rosa - 12 de março de 2019

Dicas de como organizar um Bazar

Ingrid Rosa - 12 de março de 2019

Olá pessoal!

Já estou no meu segundo Bazar do Desapego, e darei dicas de como organizar um. Essa ideia é muito boa para quem quer desapegar de itens que estão em ótimo estado mas que não tem mais serventia, além de ser uma ótima opção para fazer renda extra!

1º Passo – Participantes: Decida se fará sozinha ou se chamará algumas amigas para desapegar juntas. Dessa vez organizei o bazar junto com mais 3 amigas.

2º Passo – Local e data: Após decidir quem irá participar, deverão escolher onde acontecerá o evento, é legal que seja em um local que tenha bastante movimentação de pessoas, quanto mais souberem mais comparecerão no seu bazar. Você pode organizar na garagem da sua casa, ou até alugar um local.

Escolha uma data que seja após o pagamento, principalmente se resolver trabalhar apenas com dinheiro. Verifique se no dia escolhido é feriado, porque se for, muitas pessoas viajam ou tem compromisso no dia.

3º Passo – Divulgação: Esse é um dos passos mais importantes! Faça um folder / flyer que contenha informações sobre o bazar e comece a divulgar nas redes sociais, peça para amigos compartilhar, imprima o folder e cole no seu carro e panflete na vizinhança uns dias antes do bazar acontecer. Divulgue todos os dias, pois as pessoas esquecem, e no dia do bazar também é importante postar sobre ele, aproveite e poste algumas fotos dos itens interessantes, assim chamará atenção dos leitores.

4º Passo – Separar os itens: Separe as peças e faça o etiquetamento nos produtos com antecedência. É importante que o mesmo esteja limpo e em bom estado. No Google você encontra diversos formatos de etiquetas. É essencial que cada participante tenha a sua própria ou pelo menos com cores diferentes. Assim conseguirá distinguir de quem é a etiqueta na hora de separar o que cada pessoa vendeu.

5º Passo – Organização do ambiente: Para que não haja imprevisto, organize o local com antecedência, até mesmo para não gerar estresse entre as participantes.

Na hora de organizar as roupas, opte em separar por tamanho ou por classificação, por exemplo, em uma arara coloque só blusinhas em outra só vestidos e assim por diante. Fizemos dessa forma e funcionou super bem. Já com sapatos separamos por numeração.

Se não tiver arara para pendurar as roupas, coloque-as em malas espalhada pelo ambiente, em caixotes, mancebo use e abuse da criatividade.

6º Passo – Pagamento: Decida se a forma de pagamento será em dinheiro, máquina de cartão ou as duas opções, lembrando que é bem mais fácil trabalhar somente com dinheiro, já que a máquina cobra juros e para não ficar no prejuízo teria que aumentar o preço dos itens. Escolhemos trabalhar apenas com dinheiro.

Separe um espaço para montar o caixa, é nele que receberá o pagamento. Também deixe uma caixa ao lado para colocar as etiquetas dos itens vendidos. Não esqueça das sacolas para a cliente levar o que comprou.

Outra dica importante, é ter o caixa com dinheiro trocado, por exemplo, no meu caso, cada participante entrou com R$ 25,00 ou R$30,00 de troco, com notas variadas e também moedas. Quando montar o caixa anote o valor que cada participante entregou. No momento de fechar o mesmo, separe o troco de cada uma, conte o que venderam e o valor que sobrar no caixa deverá ser o mesmo do que foi vendido.

7º Passo – Provador: Para ter controle de quantas peças a cliente levará no provador, faça “etiquetas” como na foto abaixo, e entregue para a mesma quando for provar alguma peça.

Nesse bazar usamos o banheiro que tinha no cômodo como provador, e facilitou muito para nós.

No próximo mês faremos mais um bazar e acontecerá na garagem de outra amiga, postarei como será a organização. Ahhh, e terá dica extra de como improvisar um provador.

Com essas dicas, tenho certeza que seu bazar será um sucesso! Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários.